(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mostarda se mostra promissora na detecção de armas químicas


postado em 21/05/2014 00:25

A mostarda-branca, uma planta comum na Europa e em toda bacia do Mediterrâneo, pode ser usada para detectar vestígios de armas químicas - como o gás XV - várias semanas após sua utilização, afirmam pesquisadores britânicos.

A planta (Sinapis alba) também apresenta a capacidade de absorção deste tipo de gás neurotóxico e seus derivados, e poderia ser utilizada para a descontaminação de solos afetados por armas químicas, como na Síria, por exemplo, destaca o estudo publicado nesta terça-feira pela britânica Royal Society.

Os pesquisadores realizaram diversos testes de laboratório expondo grãos de mostarda-branca a uma solução com 250 microgramas de gás VX e a dois derivados químicos produto da degradação natural deste gás.

Em seguida, as plantas foram analisadas em diferentes etapas de seu crescimento utilizando-se espectrometria e cromatografia.

Segundo o estudo, vestígios de gás XV e de seus derivados foram encontrados nas amostras ao menos 45 dias após sua contaminação.

"Muito mais tempo do que no solo", que é o método de detecção atualmente utilizado pelos investigadores da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que recentemente atuaram na Síria, destacaram os pesquisadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)