(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suíços votam em referendo sobre salário mínimo de maior valor no mundo

Grande parte da população teme que o salário mínimo provoque um aumento do desemprego


postado em 18/05/2014 08:10 / atualizado em 18/05/2014 09:03

Os suíços comparecem às urnas neste domingo para votar em um referendo sobre a instauração do salário mínimo de maior valor do mundo. De acordo com as pesquisas mais recentes, os eleitores suíços devem rejeitar a iniciativa dos sindicatos, que defendem a criação de um salário mínimo único de 22 francos suíços por hora, o que representa 4.000 francos suíços brutos (3.300 euros, 4.500 dólares) por 42 horas semanais.

A iniciativa tem a oposição da direita, do setor agrícola, do Parlamento e do governo, que a consideram um perigo para o emprego e destacam a existência de salários mínimos em alguns setores. Grande parte da população teme que o salário mínimo - que seria o maior do mundo - provoque um aumento do desemprego, um fenômeno quase inexistente na Suíça (taxa de 3,2% em abril).


Ao mesmo tempo, o referendo incluiu outras questões e existe um suspense sobre a iniciativa de compra de 22 aviões de combate suecos. As pesquisas das últimas semanas mostraram que o "não" aos caças Gripen, defendido pelos partidos de esquerda e os Verdes, continuava na liderança.


O governo e o Parlamento decidiram pela compra de 22 caças Gripen porque consideram que parte dos aviões de combate das Forças Armadas suíça estão "obsoletos". Mas os críticos do projeto afirmam que a conta é muito elevada, que a Suíça está cercada de países amigos e que o modelo de avião, que atualmente existe apenas no papel, não oferece as melhores características.

A única iniciativa que certamente será aprovada neste domingo será a proibição pelo resto da vida para qualquer pessoa condenada por abusos sexuais contra uma criança ou uma pessoa dependente de exercer uma atividade profissional ou voluntária em contato com estes grupos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)