(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tio de uma das jovens sequestradas na Nigéria pede sua libertação incondicional


postado em 15/05/2014 10:22

O tio de uma das mais de 200 jovens nigerianas sequestradas pelo Boko Haram pediu nesta quinta-feira a libertação incondicional das meninas, depois que o governo recusou-se a soltar prisioneiros islamitas.

"Quero que essas meninas sejam libertadas sem qualquer negociação", disse à AFP por telefone o tio de uma delas, Ayuba Chibok.

Referindo-se a Abubakar Shekau, líder do Boko Haram, acrescentou: "que liberte as meninas incondicionalmente".

Na segunda-feira, o governo nigeriano descartou a libertação de prisioneiros islâmicos em troca da libertação das jovens.

Na terça-feira, o governo declarou estar disposto a dialogar com o Boko Haram, a fim de garantir a libertação das 223 estudantes, enquanto estendeu o estado de emergência decretado no nordeste do país.

O chanceler britânico para a África, Mark Simmonds, indicou na quarta-feira, após se reunir com o presidente nigeriano Goodluck Jonathan, que o dirigente confirmou que "não haverá nenhuma negociação envolvendo uma troca" como exigido pelo Boko Haram.

O grupo extremista sequestrou em abril 276 adolescentes em Chibok, no estado de Borno. De acordo com as últimas informações, 223 delas continuam nas mãos do grupo armado.

O Boko Haram, cujo nome significa "a educação ocidental é pecado", luta pela criação de um Estado islâmico.

O grupo já matou milhares de pessoas desde 2009. A Nigéria, o maior produtor de petróleo da África, está dividida entre um norte muçulmano e o sul predominantemente cristão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)