(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Farc lança clipe de rap para festejar 50 anos da guerrilha

Artistas se juntam a guerrilheiros em vídeo que pede paz, mas chamam governo colombiano de "embuste"


postado em 14/05/2014 18:01 / atualizado em 14/05/2014 18:42

(foto: Reprodução/Youtube)
(foto: Reprodução/Youtube)

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lançaram em Havana um clipe com um rap que pede apoio ao processo de paz no país, como parte das celebrações pelos 50 anos de existência da guerrilha comunista, em 27 de maio.

O rap "Pueblo colombiano: Pa' la mesa" foi gravado pela guerrilheira holandesa Tanja Nijmeijer - que integra sua delegação de paz - e por um membro das Farc identificado como Boris, junto com a banda cubana "Cuentas Claras", e postado na Internet.

"Povo colombiano pra mesa/ vamos todos juntos, sem falsas promessas/ como Dom Quixote sem medo de que me derrotem/ que o povo se una a nós/ que se toque na verdade", diz a canção, em uma tradução livre do espanhol, que também presta homenagem às Farc por seus 50 anos de vida.

No vídeo, aparece o guerrilheiro Miguel Pascuas, o "Sargento Pascuas", um dos 48 fundadores das Farc, que integra a equipe dos diálogos de paz de Havana.

As negociações entre o governo colombiano e a guerrilha, sob mediação cubana, começaram em novembro de 2012, com o objetivo de pôr fim a um conflito armado de meio século.

No rap, as Farc classificam o governo de Juan Manuel Santos de "circo" e afirmam que "para desatar esse nó, não se deve usar a lei do embuste, nem usar a paz como escudo".

No final do videoclipe, várias pessoas, entre elas Nijmeijer, mostram cartazes em vários idiomas, pedindo: "Apoie o processo de paz na Colômbia".

Há anos, as Farc postam em suas páginas na Internet canções e temas de diferentes gêneros musicais. Em setembro de 2012, dois meses antes de começarem as conversas, a guerrilha lançou o rap "Vamos para Havana", para saudar o início do processo de paz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)