Os rebeldes das Farc e representantes do presidente Juán Manuel Santos reiniciaram as conversas a portas fechadas e voltaram a debater o combate ao contrabando de drogas, que também é um dos pontos para um possível acordo definidos em 2012.
"É preciso ter otimismo com o que pode resultar dessa rodada", afirmou Jesús Santrich, um dos negociadores das Farc, minutos antes de entrar na sala do Palácio de Convenções onde as negociações seriam realizadas.
Antes da suspensão temporária das negociações, no começo deste mês, esperava-se que as partes chegariam a um acordo, o que não aconteceu. Agora a expectativa é que a rodada atual termine antes das eleições no país, marcadas para 25 de maio.
As negociações foram iniciadas no fim de 2012, em Oslo, Noruega, e logo depois foram transferidas para Cuba. Os dois países, junto com Venezuela e Chile, tentam facilitar o processo, que poderia dar fim a um conflito armado que já dura cinco décadas.
Em entrevista à rádio RCN, Juán Manuel Santos afirmou que o processo de paz teve um grande avanço. "Já passamos da metade do caminho", disse. O presidente argumentou que seu governo "avançou mais que qualquer tentativa de paz anterior sem colocar em risco a segurança dos colombianos, sem pausa e também sem pressa, porque um conflito de 50 anos não se resolve em 50 meses".
Santos disse também acreditar que depois das eleições presidenciais - em que buscará se reeleger - "poderemos acelerar o processo para chegar a um final feliz". Fonte: Associated Press..