Jornal Estado de Minas

EUA consideram ilegal referendo na Ucrânia

AFP

Os Estados Unidos chamaram nesta segunda-feira de ilegal o referendo realizado no domingo no leste da Ucrânia, e afirmaram que a iniciativa constitui um fator de "divisão e desordem".

"Não reconhecemos o referendo ilegal", declarou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jennifer Psaki, em referência às votações organizadas por militantes pró-Rússia em 11 de maio nas regiões de Donetsk e Lugansk.

A diplomata destacou que a consulta é "ilegal segundo a legislação ucraniana", e que representa "uma tentativa de criar mais divisão e desordem" no país.

O governo também criticou a metodologia utilizada no referendo, acusando os separatistas de contarem votos de crianças, pessoas ausentes e eleitores de Moscou.

A Rússia pediu nesta segunda que o resultado do referendo seja respeitado, e incentivou o diálogo com os separatistas, no momento em que a União Europeia anunciava novas sanções contra russos e ucranianos.

.