(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto sacode o sul e centro do México

Não há registro de feridos. População tomou as ruas após tremor de 6 graus de magnitude


postado em 10/05/2014 08:55 / atualizado em 10/05/2014 09:20

Moradores saíram de casa após tremor em busca de notícias(foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP)
Moradores saíram de casa após tremor em busca de notícias (foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP)
Um forte e prolongado terremoto de 6,0 graus de magnitude no sul sul do México sacudiu durante a madrugada de sábado a capital do país, dois dias após um tremor similar.

"Até o momento não temos notícias de danos em nenhum estado", afirmou o coordenador nacional da Proteção Civil, Luis Felipe Puente. De acordo com ele, o fenômeno foi um tremor secundário do terremoto de 8 de maio, que atingiu 6,4 graus e provocou o desabamento de uma ponte.

O terremoto deste sábado aconteceu às 2H36 (4H36 de Brasília), a uma profundidade de 35 km, com epicentro sete quilômetros ao oeste de Tecpan, um município do estado de Guerrero na costa do Pacífico, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora os tremores em todo o planeta. Mas o Centro Sismológico Nacional do México calculou o tremor em 5,9 graus de magnitude, a uma profundidade de 10 km.

O terremoto levou algumas pessoas para as ruas na capital do país, preocupadas com as consequências. Mas desta vez a energia elétrica não foi cortada na cidade.

Tecpan, uma cidade de 62.000 habitantes que fica 490 km ao sul da Cidade do México, também foi o município mais próximo do epicentro do tremor de quinta-feira e do terremoto de 18 de abril, que teve magnitude de 7,2 graus.

O território mexicano se encontra dividido entre cinco placas tectônicas e registra um dos maiores índices de atividade sísmica no mundo.

Em 19 de setembro de 1985, um terremoto de 8,1 graus destruiu parte da Cidade do México e deixou 3.700 mortos, segundo os números oficiais, mas organizações civis calculam mais de 20.000 vítimas fatais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)