(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação de resgate chega ao fim com 300 mortos no Afeganistão


postado em 03/05/2014 13:46

Trezentas pessoas morreram em um grande deslizamento de terra no nordeste do Afeganistão, segundo autoridades, que revisaram para baixo o número de vítimas neste sábado, e anunciaram o fim das operações de busca de sobreviventes.

"Temos uma lista de 300 mortes confirmadas", declarou a jornalistas o governador do Badaquistão, Shah Waliulah Adeeb. A missão da ONU no Afeganistão (Unama) havia divulgado na noite desta sexta-feira um balanço de 350 mortos.

O vice-governador, Mohammad Bedar, indicou que o número total de vítimas "não irá superar os 500 mortos".

"Não podemos continuar as operações de busca e salvamento porque as casas estão enterradas sob metros de terra", explicou Adeeb.

A tragédia aconteceu no distrito de Argo da província de Badakhshan, uma região pobre e montanhosa localizada na fronteira com Tadjiquistão, China e Paquistão, e relativamente poupada da violência dos insurgentes talibãs.

O deslizamento de toneladas de lama e pedras foi causado por uma chuva torrencial, e desceu por um vale até a localidade de Aab Bareek, onde viviam centenas de famílias.

As equipes de resgate trabalharam por horas para remover os escombros de 350 a 400 casas, com a esperança de encontrar sobreviventes.

"Perdi minha irmã, minha casa ficou parcialmente destruída. Tornou-se quase impossível retirar as vítimas dos escombros. As pessoas decidiram rezar e transformar este lugar em um cemitério", comentou Noor Mohammad, 45.

O perigo de novos deslizamentos interrompeu os esforços dos socorristas.

Os sobreviventes de Aab Bareek, cerca de 4 mil pessoas, tiveram que se refugiar em um povoado vizinho.

"As pessoas precisam de comida, abrigo, atendimento médico. Perderam tudo", disse à AFP uma fonte dos serviços de emergência.

Um porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Wahidullah Amani, declarou à AFP que uma equipe desta agência foi ao local neste sábado "para avaliar a situação, e levou rações alimentares, que serão distribuídas entre a população".

Dois deslizamentos em uma hora

Segundo o vice-governador da província, "o povoado foi atingido por dois deslizamentos no intervalo de uma hora". O primeiro atingiu, principalmente, "moradores que estavam em duas mesquitas para a oração das sextas-feiras", e o segundo, "aqueles que prestavam socorro".

O chefe de Estado afegão, Hamid Karzai, expressou uma "tristeza profunda" por causa da catástrofe, e ordenou o envio de ajuda urgente à região.

O vice-presidente afegão, Karim Jalili, visitou o local da catástrofe para avaliar suas necessidades. Uma cerimônia religiosa estava prevista para hoje.

Em Washington, o presidente americano, Barack Obama, ofereceu ajuda às autoridades afegãs, após o que chamou de "tragédia terrível".

O drama aconteceu uma semana depois de enchentes súbitas que deixaram 100 mortos no norte do país, já destruído por três décadas de guerra, e que está entre os mais pobres do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)