(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Santander lança OPA para adquirir a totalidade da filial brasileira


postado em 29/04/2014 06:55

O banco espanhol Santander anunciou nesta terça-feira uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para comprar os 25% que ainda não controla de sua filial brasileira, Banco Santander Brasil, pelo equivalente em ações a até 4,7 bilhões de euros.

"A operação será paga em ações do Banco Santander e representaria um número máximo de aproximadamente 665 milhões de ações, equivalente a 4,686 bilhões de euros", afirma o Santander em um comunicado, no qual explica que serão novas ações emitidas especialmente para a ocasião, ou seja, um aumento de seu capital de até 5,8%.

"Esta oferta demonstra a confiança do Santander em sua filial brasileira e em seu potencial de crescimento a longo prazo", completou o banco.

A oferta, voluntária, não está condicionada a um nível mínimo de aceitação pelos acionistas minoritários, aos quais o Santander oferecerá uma valorização de 20% a respeito da cotação na Bolsa.

O banco espanhol espera concluir a operação em outubro.

O Santander Brasil, que no primeiro trimestre contribuiu em 20% para o lucro total do Santander, prosseguirá com a cotação na Bolsa de São Paulo.

Entre janeiro e março, a filial obteve lucro de 364 milhões de euros, uma queda de 10% em ritmo anual.

Segundo o Santander, a operação também beneficiará os próprios acionistas, "porque aumentará imediatamente o lucro por ação".

O banco cita ainda o consenso do mercado, que espera um lucro líquido do Santander Brasil de dois bilhões de euros em 2015. Com a participação atual, o Santander integrará em suas contas 1,5 bilhão, mas a totalidade da filial representará EUR 500 milhões adicionais, o que significa um aumento de 1,3% do lucro por ação, e de 1,1% em 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)