Jornal Estado de Minas

Ucrânia afirma que agirá com cautela contra separatistas do leste

País resiste a provocações de separatistas, mas não aceitará avanço de tropas russas

AFP

Militante pró-Rússia faz guarda enfrente à sede tomada do serviço de segurança da cidade de Slavyansk - Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP


O governo ucraniano vai agir com cautela no leste do país durante suas operações contra os separatistas pró-Rússia, afirmou nesta sexta-feira o vice-chanceler Danylo Lubkivsky.

"A operação antiterrorista está em andamento, mas nossa preocupação principal é evitar que haja vítimas", declarou à imprensa Lubkivsky em Nova York, onde se reunirá com o vice-secretário-geral da ONU. "Protegeremos nossa população dos perigos e provocações dos separatistas pró-russos, mas de maneira civilizada, evitando qualquer banho de sangue".

O vice-chanceler afirmou que as autoridades de Kiev querem dar "uma chance à paz", e pediu que Rússia retire as tropas posicionadas na fronteira e negocie.

Apesar disso, consultado sobre uma possível operação militar russa na Ucrânia, Lubkivsky afirmou: "Se a Rússia cruzar a linha, cruzar a fronteira, lutaremos para defender nosso país".

"Esperamos que o senso comum e a força da comunidade internacional dissuadam o agressor", acrescentou o vice-chanceler, no momento em que o Ocidente ameaça impor novas sanções à Rússia e exorta Moscou a evitar "declarações provocadoras ou manobras de intimidação".

.