Jornal Estado de Minas

Tragédia em festival de música deixa 14 mortos na RDCongo

AFP

Quatorze pessoas morreram em uma confusão durante um festival em homenagem ao cantor falecido King Kester Emeneya em Kikwit, região oeste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o governo da província de Bandundu.

"O balanço provisório do incidente que lamentamos muito é de 14 mortos, incluindo dois policiais, e oito feridos", declarou à AFP Camille Sesep, porta-voz do governo provincial.

Uma grande correria aconteceu na noite de quinta-feira no estádio de Kikwit, cidade natal do cantor falecido em 13 de fevereiro em Paris.

"No fim da noite, a movimentação de algumas pessoas provocou a correria", afirmou Sesep.

Uma investigação foi aberta para determinar as causas da tragédia e o restante do festival em homenagem a King Kester Emeneya foi cancelado.

O governo provincial, integrantes do governo e deputados visitaram os feridos no hospital de Kikwit e pediram calma à população, segundo o porta-voz.

King Kester Emeneya foi sepultado em 2 de março na cidade de Kinshasa. Ele cantou durante muitos anos no grupo Viva a Música de Papa Wemba, um dos reis da rumba congolesa, antes de formar o próprio grupo, Victoria Eleison, que em 2012 completou 30 anos de carreira.

.