(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Mil anos de solidão e tristeza"


postado em 17/04/2014 22:25

O falecimento de Gabriel García Márquez, o "maior colombiano de todos os tempos" que mudou a língua espanhola com sua sabedoria e imaginação, despertou reações de pesar no mundo das letras e da política da América.

A seguir, algumas das mensagens de escritores, presidentes e celebridades, após a morte do autor de "Cem anos de solidão", nesta quinta-feira:

Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura peruano:

"Seus romances sobreviverão a ele e continuarão ganhando leitores por toda parte. Envio minhas condolências a sua família".

Isabel Allende, escritora chilena:

"Contou ao mundo quem somos e mostrou aos latino-americanos sua própria imagem no espelho de suas páginas (...). Para não chorar, continuarei a lê-lo, várias vezes".

Jaime Abello Banfi, diretor da Fundação Gabriel García Márquez para um Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI):

"Lembraremos dele como um criador genial, um ser humano cheio de sabedoria, humor e ternura, um trabalhador incansável, que soube nos mostrar que a melhor maneira de aproveitar uma trajetória de vida é seguindo a vocação pessoal, com a teimosia e disciplina que dão base para o talento e a paixão".

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia:

"Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos! Solidariedade e condolências a Gabo e família. Os gigantes nunca morrem".

Enrique Peña Nieto, presidente do México:

"Com sua obra, García Márquez tornou universal o realismo mágico latino-americano, marcando a cultura do nosso tempo. Nascido na Colômbia, por décadas fez do México seu lar, enriquecendo com isso nossa vida nacional. Descanse em paz".

Dilma Rousseff, presidente do Brasil:

"Seus personagens singulares e sua América Latina exuberante permanecerão marcados no coração da memória de seus milhões de leitores".

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil:

"Foi um extraordinário escritor, excepcional jornalista, grande militante das causas democráticas populares e um símbolo para todos nós na América Latina e no mundo".

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos:

"O mundo perdeu um de seus escritores mais visionários, e um dos meus favoritos desde que era jovem (...) um orgulhoso colombiano, um representante e voz do povo da América, e um mestre do realismo mágico".

Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos:

"Sempre me assombraram seus dons únicos de imaginação, clareza de pensamento e honestidade emocional. Ele capturou a dor e a alegria humanas na forma tanto real quanto mágica".

José Mujica, presidente do Uruguai:

"Para os que sonham com a possibilidade de construir um mundo melhor, (García Márquez) também vai deixar um companheiro das utopias, das utopias que os homens sonham e anseiam e que nos dão sentido para viver".

Rafael Correa, presidente do Equador:

"Gabo se foi, teremos anos de solidão, mas suas obras e amor pela Pátria Grande (América Latina) permanecem. Até a vitória sempre, Gabo querido!".

Shakira, cantora colombiana:

"Tua vida, querido Gabo, nós lembraremos dela como um presente único, e como o mais original dos relatos".

Juanes, cantor colombiano:

"Vai-se o maior de todos, mas sua lenda imortal fica... Obrigado, Gabriel García Márquez".

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), guerrilha colombiana:

"Perde a Colômbia, perde o mundo pelo falecimento de #Gabo. Suas obras protegem sua memória. Acompanhamos sua família neste momento".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)