Jornal Estado de Minas

Corpo de García Márquez já está na funerária, onde será velado

AFP

Os restos mortais do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, falecido nesta quinta-feira aos 87 anos, já estão em uma funerária do sul da Cidade do México, onde o corpo será velado.

Com dificuldades para passar pelo batalhão de jornalistas de plantão, o carro fúnebre partiu da casa do escritor acompanhado de três viaturas policiais e fez um breve trajeto até a funerária J.

García López, que fica próximo, localizada no bairro de San Ángel.

O falecimento do escritor aconteceu às 14h (16h de Brasília), segundo o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México (Conaculta). A mulher de Gabo, Mercedes Barcha, e seus filhos, Rodrigo e Gonzalo, ainda não emitiram declarações.

Vários amigos da família entraram na casa, também sem falar com a imprensa, entre eles o escritor e fotógrafo colombiano Guillermo Angulo.

A assistente-executiva Mónica Hérnandez, de 28 anos, foi a primeira de uma imensa legião de admiradores de García Márquez a deixar flores - um ramo de margaridas - na frente da casa. "É um dos meus autores favoritos. Vim demonstrar meu respeito", afirmou.

.