Jornal Estado de Minas

Tunísia pede doações para salvar o povoado de Darth Vader

Local de filmagens do primeiro episódio da saga ainda existe, mas sofre com ação do deserto

AFP

A cidade se chama Ong Jmel e fica no sul da Tunísia - Foto: NOOR/AFP


A Tunísia anunciou nesta terça-feira que lançou uma campanha internacional de arrecadação de fundos para salvar um dos lugares em que foi filmada a saga Star Wars, situado no Saara e ameaçado pelo avanço das dunas. Os cenários de Mos Espa, cidade de origem de Anakin Skywalker, o futuro Darth Vader, e um lugar mítico para inúmeros admiradores da obra, se encontram em Ong Jmel, sul da Tunísia.

O ministério do Turismo tunisiano se aliou a associações para lançar a campanha "Salvem Mos Espa", que busca reunir cerca de 300.000 dinares tunisianos (137.000 euros) para tirar a areia do lugar e preservá-lo. "Mos Espa está situado em uma região com muito vento, ameaçado por dunas móveis que se deslocam sob o efeito do vento a 15 metros por ano. Uma duna já cobre mais de 10% do lugar", afirmou Nabil Gasmi, da Câmara de Desenvolvimento do Turismo nos Oásis e no Saara (CDTOS), uma das associações envolvidas.


O estado tunisiano já repassou 160.000 dinares para iniciar os trabalhos, e quem quiser colaborar na campanha de financiamento participativo é só entrar em para tentar reunir 45.000 dólares. O resto deve ser financiado por mecenas e doadores.
Construída exclusivamente para ser usada nas filmagens de Star Wars, cidade depois virou um dos grandes pontos turísticos do país - Foto: Reprodução/Lucas Film/Disney

.