(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kerry comemora eleições 'históricas' no Afeganistão


postado em 02/04/2014 19:07

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta quarta-feira esperar que a eleição presidencial no Afeganistão, no próximo fim de semana, marque uma transição democrática "histórica" em um país dividido pela guerra.

Com os Estados Unidos ainda tentando assinar o contrato que poderá garantir sua presença militar nesse país após 2014, Kerry afirmou que a votação de sábado marca "um momento crucial depois de mais de uma década de sacrifício e luta".

"Quando milhões de afegãos, homens e mulheres, forem às urnas em 5 de abril para escolher o novo presidente, isso poderá marcar a primeira transição democrática de poder no Afeganistão, e todos nós apostamos em ver esse marco conquistado", declarou Kerry em uma nota.

A população afegã escolherá o sucessor do presidente Hamid Karzai, que não pode disputar a reeleição.

Kerry parabenizou os afegãos por organizarem eleições que têm sido "dos próprios afegãos desde o começo".

"A transferência de poder pacífica será tão importante quanto o progresso conquistado na última década com a construção de um Afeganistão mais forte, mais seguro e próspero", acrescentou o secretário, que visitou Cabul duas vezes desde que assumiu o cargo.

"Os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com o próximo presidente, e estamos ansiosos por uma parceria duradoura com o povo afegão, consistente com nossos compartilhados valores e interesses democráticos", completou.

O secretário de Estado não mencionou o acordo bilateral de segurança que Washington tenta negociar com Cabul, há meses, para manter cerca de dez mil homens nesse país até o final de 2016. O objetivo do acordo é treinar as forças afegãs e continuar a "missão antiterrorista" contra os remanescentes da rede Al-Qaeda.

Os Estados Unidos querem manter um contingente militar pós-2014 e esperam assinar esse acordo com o sucessor de Karzai.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)