Jornal Estado de Minas

Bancos devem rever planos de contingência, determina Fed

AFP

O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) pediu nesta quarta-feira a cinco grandes bancos americanos que revejam seus planos de contingência obrigatórios, em particular no caso do Citigroup.

Os outros quatro bancos incluídos no relatório são filiais americanas dos britânicos HSBC e RBS, do espanhol Banco Santander, além do americano Zions Bancorporation, anunciou o Fed, depois de submeter essas instituições a testes de resistência.

Desde 2010, os gigantes do setor bancário devem passar por essas simulações, que preveem cenários de crise, para avaliar sua solidez e seu nível de capitalização em caso de crise financeira.

O objetivo é evitar que o Estado seja obrigado a resgatar bancos, como aconteceu durante a crise de 2008, em particular no caso daqueles considerados no jargão financeiro como "grandes demais para quebrar" (do inglês "too big to fail").

Os bancos devem enviar ao Fed novos cenários de distribuição de capital para casos de crise em 90 dias, acrescentou o comunicado divulgado nesta quarta.

.