(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Importante via de navegação no Texas fechada por vazamento de petróleo


postado em 24/03/2014 10:46

Um importante canal de navegação do porto de Houston, Texas, sul dos Estados Unidos, foi fechado nesta segunda-feira para permitir a limpeza de uma mancha de petróleo que se estendeu pelo Golfo do México depois de um choque de barcos no fim de semana.

A via Houston Ship Channel permanece fechada ao tráfego, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, depois do choque de uma barcaça com um barco no sábado, que provocou o vazamento para o mar de 635.000 litros de combustível pesado (petróleo "bunker").

Para limpar a zona, foram colocadas barreiras de contenção perto do local do acidente e cerca de 24 navios trabalham intensamente para reduzir a mancha de combustível.

Segundo a imprensa local, a maré negra se estende 20 km no Golfo do México e até o sul ao longo da ilha de Galveston.

O petróleo "bunker", também conhecido como fuel oil, é uma forma pesada, extremamente bruta e muito poluente de petróleo, usada como combustível para motores de barcos e calefação.

Desde domingo, ao menos 10 aves cobertas de petróleo foram levadas para um centro de reabilitação da fauna silvestre.

Este vazamento acontece quando completam 25 anos da catástrofe do Exxon Valdez no Alasca, um dos piores vazamentos de petróleo da história, que provocou a morte de mais de 25.000 aves e milhares de baleias e peixes.

Por sua amplitude, o desastre de 24 de março de 1989 só foi superado em 2010 pelo vazamento de petróleo no Golfo de México, causado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)