(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Haiti tem acordo para eleições em outubro


postado em 20/03/2014 20:37

Os atores políticos haitianos acertaram nesta quinta-feira a realização de eleições legislativas e municipais no dia 26 de outubro, com mais de dois anos de atraso, durante o encontro proposto pela conferência episcopal da Igreja Católica.

O acordo, alcançado graças à mediação do cardeal haitiano Chibly Langlois, prevê a organização de eleições para o Senado, Câmara dos Deputados e Câmaras Municipais.

O acordo entre os diversos partidos prevê ainda "o estabelecimento de um governo de abertura capaz de inspirar confiança e criar as condições necessárias para a realização de eleições livres, honestas e democráticas".

O governo do primeiro-ministro Laurent Lamothe tem o prazo de dez dias para abrir o gabinete ministerial aos partidos políticos que firmaram o acordo.

O pacto, que deve permitir ao Haiti sair da crise política gerada pelo adiamento das eleições legislativas e municipais previstas para 2011, não obteve o aval dos principais partidos da oposição, incluindo o grupo liderado pelo ex-presidente Jean-Bertrand Aristide.

A coalizão de partidos e organizações políticas MOPOD (Movimento de Oposição Democrática), liderada pela ex-candidata à presidência Myrlande Manigat, segue exigindo a demissão do presidente Michel Martelly e a realização de eleições gerais antes do final de 2014.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)