(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Programa Prism busca apenas endereços de e-mail específicos, diz NSA


postado em 19/03/2014 15:07

O programa de vigilância da internet da Agência Nacional de Segurança (NSA), Prism, cuja existência foi revelada pelo ex-técnico da inteligência Edward Snowden, não busca palavras-chave genéricas, mas números de telefone ou endereços de e-mail específicos, afirmou nesta quarta-feira o governo americano.

"Determinamos o que queremos e depois obtemos de maneira específica, e por isso se trata de uma coleta determinada, e não em massa", explicou Robert Litt, diretor jurídico da Direção de Inteligência Nacional (ODNI), que controla o conjunto das agências de informação americanas.

Os diretores jurídicos da NSA, do FBI e da Inteligência Nacionall destacaram que a NSA não vigia o conjunto de comunicações trocadas no exterior, mas pessoas suspeitas de terrorismo ou outras ameaças.

A vigilância nunca está voltada para um nome ou um termo genérico, disse Brad Wiegmann, do departamento de Justiça, mas a um endereço de e-mail suspeito, como, por exemplo, "terroriste@google.com".

Neste caso, a NSA pede que os servidores de internet forneçam as mensagens enviadas ou recebidas por esta conta e, em alguns casos, as mensagens que mencionam este e-mail.

Desde 2007, o programa Prism permite que a NSA recupere o conteúdo das comunicações (e-mails, fotos, vídeos, documentos) de usuários dos sites mais importantes: Microsoft (desde 2007), Yahoo (2008), Google, Facebook, PalTalk (2009), Youtube (2010), Skype, AOL (2011), Apple (2012).

O programa se foca nas pessoas que a NSA considera que são estrangeiros fora dos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)