Dois prédios desabaram na manhã quarta-feira no bairro do East Harlem, norte de Manhattan, informou a polícia nova-iorquina. "Houve uma explosão e um prédio desabou", assinalou à AFP um porta-voz do departamento de Polícia de Nova York. Pouco depois houve a confirmação que outro edifício também havia caído.
As informações são de duas mulheres vítimas fatais e de 18 pessoas feridas. Quatro pessoas foram levadas para hospitais da região, uma delas em estado grave. De acordo com o prefeito Bill de Blasio, esitem várias pessoas desaparecidas e o número pode aumentar, já que haviam famílias morando nos prédios.
Galeria de foto: Explosão e desabamento de prédios no Harlem
Os trabalhos de busca por sobreviventes é dificultado pelas chamas e pelos destroços. Ao menos outros dois prédios construídos ao lado podem ter sidos afetados pela explosão.
Segundo um porta-voz dos bombeiros, houve uma chamada falando sobre um vazamento de gás às 9h31 da manhã e que a explosão aconteceu minutos antes da chegada de uma equipe. Um comerciante local relatou para a NBC que sentiu um forte cheiro de gás minutos antes do desastre.
Segundo o relato de testemunhas ao site do NYDailyNews.com, um incêndio teria começado em uma loja de piano na Park Avenue, 1646 , pouco antes da explosão. Moradora do bairro, Ashley Rivera, de 21 anos, relatou ao site norte-americano que sentia o cheiro de gás há varias semanas. "
Segundo um porta-voz dos bombeiros, houve uma chamada falando sobre um vazamento de gás às 9h31 da manhã e que a explosão aconteceu minutos antes da chegada de uma equipe. Um comerciante local relatou para a NBC que sentiu um forte cheiro de gás minutos antes do desastre.
Segundo o relato de testemunhas ao site do NYDailyNews.com, um incêndio teria começado em uma loja de piano na Park Avenue, 1646 , pouco antes da explosão.
Jazzmen Arzuaga, de 30 anos, declarou à AFP que estava no trabalho, em um hospital, quando sua mulher telefonou para contar o que tinha acontecido. "Ela me ligou e disse 'Meu Deus, você precisa voltar para casa agora, é como se fosse a Segunda Guerra Mundial, as pessoas estão morrendo, houve uma explosão'. Eu literalmente corri", explicou. Elas moram em frente à rua onde ocorreu a tragédia.
Já a esposa de Jay Arzuaga Virgo, também de 30 anos, disse que estava deitada na cama quando a explosão fez o chão tremer. "Levantei, só coloquei meu casaco e corri para fora da porta", declarou na cena do incidente. "Corri para fora do prédio e olhei para o outro lado da rua, e algumas pessoas estavam deitadas no chão. Havia vidro por todo lado, enormes pedaços de vidro. Era algo louco".
Robert Santiago, uma testemunha, declarou à CBS que estava dormindo quando subitamente a explosão sacudiu sua cama e o chão. "O cheiro é muito ruim aqui. Cheira a escombros", disse. "Pensei que o mundo estava chegando ao fim, um terremoto ou algo assim. Terrível", acrescentou.
O estrondo quebrou janelas em vários prédios da região e destroços da explosão caíram sobre os trilhos suspensos do metrô.
Batalhões antiterrorismo foram mobilizados de forma preventiva, já que ao que tudo indica a explosão foi provocada por um vazamento de gás, comum em prédios antigos. 168 membros do corpo de Bombeiros trabalham no local, 44 viaturas foram mobilizadas.