(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE preocupada com tensão permanente na Ucrânia


postado em 10/03/2014 10:22

A União Europeia (UE) se declarou "preocupada" pela ausência de sinais de redução da tensão na crise da Ucrânia e pelo aumento das forças russas na Crimeia.

"Seguimos preocupados com a ausência de sinais de redução da tensão", disse Maja Kocijancic, porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

"A situação em geral continua sendo preocupante e os recentes acontecimentos evidenciam o isolamento cada vez maior da península da Crimeia como resultado dos atos da Rússia".

A porta-voz indicou que a UE "continua acreditando que a solução para a crise deve ser encontrada por meio de negociações entre Rússia e Ucrânia".

Em uma reunião extraordinária na quinta-feira, os chefes de Estado e de Governo da UE pediram a Moscou que iniciasse, sem demora, um processo para reverter a escalada sob pena de "graves implicações nas relações UE-Rússia" com sanções progressivas.

Ao mesmo tempo, a porta-voz informou que não existe uma data ainda para a assinatura da parte política de um acordo de associação entre UE e Ucrânia.

A Comissão Europeia "trabalha intensamente" para concluir as medidas de ajuda econômica a Kiev anunciadas na semana passada pelas autoridades comunitárias, segundo a porta-voz do bloco, Pia Ahrenkilde-Hansen.

No dia 5 de março, a Comissão apresentou um pacote de ajuda a Ucrânia de 11 bilhões de euros, a maior parte com empréstimos com taxas reduzidas, mas condicionado a um acordo de Kiev com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

As autoridades ucranianas calculam que precisam de 35 bilhões de dólares nos próximos dois anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)