(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Duas mulheres entre heróis da Resistência que a França vai homenagear


postado em 20/02/2014 13:01 / atualizado em 20/02/2014 13:35

O presidente François Hollande anunciará na sexta-feira a transferência dos restos mortais de quatro heróis da Resistência à ocupação alemã, incluindo duas mulheres, onde estão enterradas grandes figuras da história da França.

O chefe de Estado deve anunciar a decisão durante uma homenagem solene em Mont-Valérien, perto de Paris, onde foram fuzilados durante a Segunda Guerra Mundial mais de mil integrantes da resistência e reféns. Segundo a imprensa francesa, os quatro homenageados são a etnóloga Germaine Tillion, Geneviève de Gaulle-Anthonioz, sobrinha do general de Gaulle, Pierre Brossolette e Jean Zay, que foi assassinado em junho de 1944.

Entre as 71 personalidades estão no Panteão de Paris há apenas duas mulheres, a cientista Marie Curie e Sophie Berthelot, mas esta última está enterrada no local apenas como esposa do químico Marcellin Berthelot. O Mont-Valérien, ao oeste de Paris, foi o principal local de execução utilizado na França pelo exército alemão entre janeiro de 1941 e 15 de junho de 1944. Na capela do local, onde eram presos antes da execução, ainda é possível ler as mensagens dos integrantes da resistência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)