(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fukushima registra novo vazamento de água radioativa


postado em 20/02/2014 06:22 / atualizado em 20/02/2014 08:44

Usina nuclear de Fukushima, no Japão(foto: AFP Photo/TEPCO)
Usina nuclear de Fukushima, no Japão (foto: AFP Photo/TEPCO)
Um novo vazamento de água contaminada foi constatado na parte superior de um dos vários depósitos instalados na central nuclear acidentada de Fukushima, anunciou nesta quinta-feira a operadora Tokyo Electric Power (Tepco).

Quase 100 metros cúbicos saíram da cisterna afetada, informou um porta-voz da empresa. "Não há nenhuma fossa perto deste depósito, que está afastado do Oceano Pacífico e, portanto, é pouco provável que a água que escapou tenha chegado ao mar", disse o representante da empresa.

A distância entre o depósito e a costa é de quase 700 metros. Esta água não contém césio radioativo, mas permanece contaminada por radionuclídeos que emitem raios beta. A Tepco afirmou que mediu uma radioatividade de 230.000 becquerels de estrôncio e outros emissores de radiações beta por litro.

"O vazamento foi contido e estamos recuperando a água que escapou e a terra contaminada", disse o porta-voz. O acidente provocou uma situação inédita com quatro reatores muito danificados e a emissão de grandes quantidades de elementos radioativos no ar, solo e água da região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)