Jornal Estado de Minas

Incidentes na Venezuela preocupam União Europeia

AFP

A alta representante de Política Externa e de Segurança da União Europeia, Catherine Ashton, expressou sua "preocupação", nesta sexta-feira, com os incidentes registrados na Venezuela e defendeu um diálogo entre "todas as partes".

Catherine pediu ainda que o governo "estenda a mão" a todos os setores da sociedade.

De acordo com a nota divulgada, Catherine Ashton "acompanha com preocupação os incidentes que foram registrados em Caracas".

A chefe da diplomacia da UE "convoca os representantes de todas as partes e setores da sociedade a manter a calma, tanto em seus atos quanto em suas declarações.

A liberdade de expressão e o direito de participar de manifestações pacíficas é essencial", de acordo com o comunicado.

Ashton "volta a estimular todas as partes a prosseguir com um diálogo pacífico e faz um apelo às autoridades da Venezuela para que estendam a mão a todos os setores da sociedade".

Na quarta-feira, Caracas foi palco do maior protesto contra o governo desde que o presidente Nicolás Maduro assumiu, há dez meses. Os confrontos deixaram três mortos, dezenas de feridos e centenas de detidos.

Depois dos incidentes, a Justiça venezuelana emitiu mandados de prisão contra alguns opositores, entre eles o líder do partido Vontade Popular, Leopoldo López, sob acusação de assassinato, entre outras.

López é um dos três dirigentes que promovem a ocupação das ruas sob o slogan "A saída", em oposição ao governo.

Grupos de estudantes contrários ao governo venezuelano começaram a se reunir nesta sexta, em mais um dia de manifestação, enquanto setores governistas preparam uma marcha "contra o fascismo" para o sábado.

.