Jornal Estado de Minas

Egípcio é preso em trem na França com explosivos

AFP

Um egípcio foi preso nesta quinta-feira no leste da França, perto da fronteira com a Suíça, com uma garrafa que estaria cheia de explosivos em um trem Paris-Veneza, informou a promotoria de Besançon.

Após análise do material, as autoridades já descartaram riscos de maior gravidade.

O homem de 33 anos, que mora na Itália, transportava produtos explosivos em uma garrafa escondida em sua bagagem.

Ele foi colocado sob prisão preventiva por "transporte e posse de produtos explosivos", informou à AFP o procurador de Besançon, Alain Saffar.

Sua bagagem teria sido revistada pelo serviço de alfândega na quarta-feira, às 23h45 (20h45 no horário de Brasília).

A garrafa que ele levava, em uma embalagem de alumínio e gesso e com a inscrição "Nitro", chamou a atenção dos agentes, que apreenderam o objeto e interrogaram o passageiro.

Quando os agentes da Alfândega lhe perguntaram sobre o conteúdo da garrafa, o suspeito deu "respostas confusas", relatou o secretário-geral da prefeitura, Joël Mathurin.

Foram realizados vários testes durante o dia no posto alfandegário de Vallorbe (Suíça) para determinar o conteúdo exato da garrafa.

"O produto contido na garrafa apresentou reações positivas aos testes para substâncias explosivas", disse Saffar, inicialmente.

À noite, a prefeitura anunciou que análises mais exaustivas permitiram descartar "os riscos maiores de explosivos".

.