(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Autoridades ucranianas escapam de punição por abuso de poder em protestos


postado em 12/02/2014 15:55

Duas autoridades ucranianas acusadas de abuso de poder nas manifestações contra o governo foram absolvidas, segundo informações de promotores nesta quarta-feira.

A investigação sobre Volodymyr Sivkovych, vice-secretário do Conselho de Segurança e Defesa, e Oleksandr Popov, prefeito da cidade, foi arquivada por causa de uma anistia aprovada pelo presidente Viktor Yanukovytch.

Os dois tinham sido acusados pressionar o chefe da Polícia a usar a força na repressão ao protesto do dia 30 de novembro, quando as forças de segurança dispersaram manifestantes que ocupavam a Praça da Independência, no centro de Kiev.

Mas a ação - que deixou mais de 20 pessoas feridas - deu mais combustível às manifestações a favor da aproximação com a União Europeia.

Yanukovytch assinou no final de janeiro uma lei de anistia para os manifestantes detidos, depois do auge dos conflitos, que deixaram vários mortos e centenas de feridos.

A lei determina a liberação de todos os manifestantes que tinham sido presos, com a condição de que os prédios tomados nos protestos fossem desocupados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)