(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hamas quer ajuda internacional para investigar estátua de Apolo


postado em 12/02/2014 12:46

O governo do Hamas, no poder em Gaza, deseja que arqueólogos internacionais ajudem a analisar uma estátua antiga do deus grego Apolo encontrada recentemente.

Fontes do ministério das Antiguidades do governo do Hamas afirmaram à AFP que a estátua de bronze de Apolo tem aproximadamente 450 kg de peso e poderia alcançar o valor de 250 milhões de euros.

"Investigamos para conhecer todos os detalhes sobre esta estátua e sua origem", disse o vice-primeiro-ministro do governo do Hamas, Ziad al-Zaza.

Ele disse que pescadores encontraram a estátua em agosto quando estavam no mar.

"Ao fim das investigações, a estátua será entregue ao ministério do Turismo e de Antiguidades, que entrará em contato com as partes internacionais interessadas, sobretudo a França", afirmou.

O vice-ministro do Turismo, Mohamad Jalla, afirmou à AFP que "a estátua poderia ser emprestada a um conhecido museu francês ou britânico, o que poderia implicar contatos entre o governo de Gaza e os governos estrangeiros".

Os países da União Europeia não mantêm contatos oficiais com o Hamas, considerado uma "organização terrorista" pela UE e Estados Unidos.

"As verificações seguem em todas as direções, sobre a origem, se foi encontrada no mar ou levada de outro lugar. Queremos conhecer a verdade antes de entrar em contato com as autoridades competentes aqui ou a nível internacional".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)