Jornal Estado de Minas

Wall Street fecha em queda de 0,94%

AFP

Wall Street não conseguiu resistir à preocupação generalizada com os temores de uma deflação na zona euro, com as turbulências persistentes nos países emergentes e com os resultados díspares de empresas americanas, encerrando em queda nesta sexta-feira.

O Dow Jones caiu 0,94%, e o Nasdaq, 0,47%.

Segundo resultados definitivos do fechamento, o Dow Jones recuou 149,76 pontos, situando-se nas 15.698,85 unidades, e o tecnológico Nasdaq, 19,25 pontos, nas 4.103,88 unidades.

O índice ampliado S&P 500 caiu 0,65% (-11,60 pontos), nas 1.782,59 unidades.

"O retrocesso dos índices é fruto de vários elementos" que afetam os mercados há dias e provocam um certo "nervosismo em relação ao crescimento mundial", disse Anthony Conroy, do BNY Convergex Group.

Os investidores temem pela recuperação da zona euro, em especial após o anúncio de uma nova queda da inflação em janeiro (0,7%) e de uma taxa de desemprego ainda elevada.

Essas preocupações foram reforçadas por uma forte queda das vendas varejistas na Alemanha em dezembro, de acordo com Patrick O'Hare, do Briefing.com.

Em paralelo, as divisas de muitos países emergentes continuam caindo, apesar de uma série de medidas tomadas por alguns bancos centrais para conter as quedas.

Em relação aos Estados Unidos, o mercado teve de considerar resultados díspares nesta sexta. Embora a confiança dos consumidores tenha caído menos do que o previsto em janeiro, a inflação aumentou em dezembro. E, na região de Chicago, a atividade caiu pelo terceiro mês consecutivo.

Anúncios de grandes empresas americanas também captaram a atenção do mercado nesta sexta. O Wal-Mart advertiu para resultados piores do que o esperado para seu exercício fiscal que termina em janeiro, e a Amazon registrou lucros muito inferiores do que o previsto em 2013.

No mercado obrigatório, o rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos caiu a 2,668% contra os 2,693% na quinta-feira, e do papel a 30 anos, a 3,622% contra 3,635%.