Publicidade

Estado de Minas

Cápsula Cygnus se acopla à Estação Espacial Internacional


postado em 12/01/2014 10:31

A cápsula não tripulada Cygnus da empresa americana Orbital Sciences se acoplou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS), na primeira missão de abastecimento da empresa, informou a Nasa.

O acoplamento ocorreu às 11h08 GMT (09h08 de Brasília) sobre o oceano Índico, segundo o canal de televisão da agência espacial americana.

Depois que a Cygnus se aproximou do laboratório orbital, foi tomada pelo braço robótico da ISS que era operado pelo astronauta americano Mike Hopkins e pelo japonês Koichi Wakata.

"Capturar algo que está flutuando livremente no espaço junto a você (...), com tanto em jogo, esta é a parte complicada", declarou Cady Coleman, a astronauta encarregada da narração do evento desde a Terra para o canal Nasa TV.

A Orbital Sciences havia lançado com sucesso na quinta-feira sua cápsula Cygnus após um atraso de 24 horas.

A Cygnus transporta nesta missão 1.461 quilos de materiais científicos, incluindo formigas para observar seu comportamento em microgravidade, assim como elementos para estudar a resistência microbiana aos antibióticos.

Diferentemente da cápsula Dragon da SpaceX, a outra empresa americana escolhida pela Nasa para transportar carga à ISS, a Cygnus não retornará à Terra e se destruirá ao entrar na atmosfera.


Publicidade