(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo cubano privatiza serviços de táxi


postado em 08/01/2014 15:37

O governo de Cuba decidiu reconverter os funcionários das empresas estatais de táxis em trabalhadores privados, a fim de melhorar a qualidade de um serviço ineficiente há décadas e reduzir a enorme planilha estatal, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

"A decisão de generalizar esta forma de gestão", que começou em 2010, de forma piloto, em uma empresa de táxis de Havana, busca "solucionar um conjunto de dificuldades" nesses serviços, disse o jornal oficial Granma.

O "sistema tradicional (estatal) não foi capaz de resolver" os problemas e "com a passagem dos anos se traduziram em uma perda de qualidade deste tipo de serviço", admitiu o jornal.

Entre esses problemas destacam-se "irregularidades no serviço, apropriação da arrecadação, excesso de pessoal" e "um parque de veículos envelhecido", acrescentou o jornal do Partido Comunista (único).

O programa diz que os empregados das empresas envolvidas se organizem em cooperativas, modalidade que o presidente Raúl Castro privilegiou dentro de suas reformas econômicas, que estimulam o trabalho privado ou por "conta própria" na ilha.

Granma disse que, "considerando os resultados positivos" alcançados por essa primeira agência criada em 2010 e por outras duas cooperativas formadas em 2011 em Havana e no balneário de Varadero (140 km a leste da capital), a experiência se estenderá gradualmente este ano a todas as empresas estatais de táxi da ilha.

Em Cuba também existem empresas estatais de táxi que cobram em pesos cubanos (que seguirão nas mãos do Estado) e táxis privados, geralmente velhos carros norte-americanos dos anos 40 e 50, que os cubanos chamam "almendrones" e que são um atrativo para os turistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)