Jornal Estado de Minas

Combates prosseguem no Sudão do Sul

AFP

Os combates entre rebeldes e as forças do governo prosseguiam nesta terça-feira na região de Bor, estado de Jonglei, no leste do Sudão do Sul, e no estado petroleiro de Unidade, no norte, informou a ONU.

A missão da ONU no Sudão do Sul (Minuss) "constatou combates no sul de Bor e disparos esporádicos próximos a sua base" na cidade, revelou o porta-voz Farhan Haq.

De acordo com Haq, também ocorreram explosões na manhã desta terça a sudeste desta cidade estratégica, onde as forças do governo tentam recuperar o controle.

No estado de Unidade, uma patrulha da Minuss constatou que muitas localidades foram incendiadas ou saqueadas na região de Pariang, e dirigentes locais assinalaram que a população está sem água e alimentos, disse Haq.

Ao menos 62 mil civis estão sob a proteção da ONU em bases dos capacetes azuis no Sudão do Sul, incluindo 30 mil em Juba.

O Sudão do Sul está mergulhado em combates entre o Exército e partidários do ex-vice-presidente Riek Machar desde 15 de dezembro, em um conflito que já deixou milhares de mortos e mais de 20 mil refugiados.

Segundo Haq, milhares de pessoas abandonam suas casas diariamente, em todo o país, em fuga para os vizinhos Uganda, Etiópia e Quênia.