Publicidade

Estado de Minas

Dinossauros da Arábia identificados pela primeira vez


postado em 07/01/2014 12:16

Pesquisadores indicaram nesta terça-feira que uma equipe internacional de paleontólogos identificou pela primeira vez duas espécies de dinossauros que viveram na atual Península Arábica.

Estes pesquisadores encontraram ossadas de cerca de 72 milhões de anos no noroeste da Arábia Saudita, na costa do Mar Vermelho, informou a Universidade de Uppsala, em um comunicado.

Essa região, atualmente desértica, era localizada na época na costa da África, e possuía um clima equatorial, enquanto que "a massa terrestre da Arábia estava principalmente sob a água".

Os ossos são das vértebras caudais de titanossauro, um herbívoro da família dos saurópodes que media "aproximadamente mais de 20 metros de comprimento", e dentes de abelisauridae, um bípede carnívoro da família de terópodes de cerca de seis metros.

"Estes são os primeiros dinossauros de taxonomia reconhecível que é relatado na Península Arábica", explicou o paleobiólogo australiano da Universidade de Uppsala Benjamin Kear no comunicado.

"Os fósseis de dinossauros são excepcionalmente raros na Península Arábica, com apenas um punhado de ossos altamente fragmentados na literatura até o momento", acrescentou.

Isto é devido à escassez de rochas sedimentares transportadas pelos rios nesta região na era dos dinossauros.

"Dinossauros semelhantes foram encontrados no norte da África, em Madagascar e tão distante como na América do Sul", lembrou a universidade.

A descoberta, feita por pesquisadores suecos, australianos e da Arábia Saudita durante escavações realizadas sob os auspícios das autoridades sauditas, é descrita em uma edição da revista PLOS ONE lançada no final de dezembro.


Publicidade