Jornal Estado de Minas

Blatter condena racismo de torcida do Betis contra brasileiro

AFP

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, condenou nesta terça-feira a atitude de parte dos torcedores do Betis, da Espanha, que imitaram gritos de macaco quando o brasileiro Paulão foi expulso na derrota por 4 a 0 no clássico andaluz do último domingo, contra o Sevilla.

"Fiquei muito desanimado ao ficar sabendo dos insultos racistas de 'torcedores' contra um jogador do Real Betis. Condeno esta atitude, que foi vista na televisão e pela internet por milhões de pessoas", publicou o dirigente em sua conta da rede social Twitter.

"Os membros da Fifa adotaram uma resolução durante do congresso de maio para lutar contra as discriminações. Está na hora de aplicar sanções mais duras. Vou repetir: não se trata de lutar contra o racismo apenas com multas. Todos os organizadores de competições precisam estar comprometidas nesta luta", completou.

Contratado pelo Betis no ano passado junto ao Saint-Etienne, da França, Paulão, zagueiro de 31 anos revelado no Atlético Mineiro, foi expulso aos 42 minutos de jogo após levar seu segundo cartão amarelo na partida, quando seu time já perdia por 1 a 0.

Depois da partida, o brasileiro admitiu ser "responsável" pela derrota no clássico e pediu "desculpas aos torcedores e aos companheiros pelo desempenho".

Lanterna do Campeonato Espanhol com apenas nove pontos em 14 rodadas, o Betis também condenou o racismo de parte de sua torcida no Twitter.