Jornal Estado de Minas

EUA condenam atentados no Líbano

AFP

O secretário de Estado americano, John Kerry, condenou nesta terça-feira o duplo atentado suicida contra a embaixada iraniana em Beirute.

"Os Estados Unidos condenam com firmeza os insensatos e desprezíveis atentados terroristas com bomba contra a embaixada iraniana em Beirute", escreveu Kerry em um comunicado.

A embaixada do Irã em Beirute foi alvo nesta terça-feira de dois atentados reivindicados por um grupo jihadista que deixaram ao menos 23 mortos e quase 150 feridos, indicaram fontes oficiais libanesas e iranianas.

Entre os mortos está o xeque Ibrahim Ansari, conselheiro cultural da embaixada, de nacionalidade iraniana, segundo uma fonte oficial libanesa.

Um membro do serviço de segurança da embaixada, de nacionalidade iraniana, também morreu no ataque, segundo a imprensa iraniana.

Este é o primeiro ataque contra um alvo iraniano desde o início do conflito na Síria, para onde Teerã enviou especialistas militares e encoraja o Hezbollah libanês e milícias xiitas iraquianas a participar dos combates ao lado das tropas do regime do presidente Bashar al-Assad.