Jornal Estado de Minas

Réu do caso Trayvon Martin é preso nos EUA por violência doméstica

AFP

George Zimmerman, absolvido em meados deste ano pelo assassinato do jovem negro Trayvon Martin em um caso racial que dividiu os Estados Unidos, foi detido nesta segunda-feira no centro da Flórida por violência doméstica contra uma mulher - informou a polícia.

Em entrevista coletiva, o xerife do condado de Seminole, Don Eslinger, disse que Zimmerman "está detido sem direito à fiança na cadeia do condado de Seminole, acusado de assalto agravado - um delito grave - violência doméstica e danos em propriedade alheia".

O delegado desse condado do centro da Flórida, onde Martin foi assassinado, afirmou que a polícia recebeu a chamada de uma mulher que se identificou como Samantha Scheibe, de 27 anos. Na ligação, ela denunciou violência doméstica.

Os agentes encontraram Zimmerman desarmado e relataram que ele "não ofereceu resistência à prisão", depois da discussão dentro de uma casa perto da cidade de Orlando.

Samantha disse à polícia que Zimmerman apontou uma arma para ela, quebrou uma mesa e a empurrou para fora de casa.

Em setembro passado, a mulher do acusado, Shellie Zimmerman, também chamou a polícia, denunciando um ataque em sua casa com uma pistola. O ex-vigia comunitário negou o episódio e não foi detido.

George Zimmerman, agora com 30 anos, de pai americano e mãe peruana, prestava serviço como vigia voluntário em um condomínio em Sanford, onde morava. Em 26 de fevereiro de 2012, deu um tiro que matou Trayvon Martin, alegando que teria sido atacado pelo jovem de 17 anos.

Em 13 de julho, um júri formado por cinco americanas brancas e uma porto-riquenha decidiu absolver Zimmerman. Ele alegou legítima defesa, com base em uma lei da Flórida que permite atirar quando há suspeita de ameaça de morte.