Leia Mais
Estados Unidos descartam intervenção militar na SíriaTurquia pede intervenção internacional na SíriaConselho de Segurança pede explicações sobre uso de armas químicas na SíriaRegime sírio ataca região nos arredores de DamascoCaso o uso de armas químicas seja confirmado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve agir de forma decisiva, afirmou o ministro. Se é impossível chegar a uma decisão no Conselho de Segurança por causa de um veto russo, uma decisão deve ser alcançado de "outra maneira", declarou Fabius, sem entrar em detalhes. Contudo, ele descartou o envio de tropas terrestres.
Na quarta-feira, os EUA declararam que havia "fortes indícios" de que o governo da Síria usou armas químicas em ataques naquele dia. De acordo com grupos de oposição, a ofensiva do regime matou mais de 1.100 pessoas.
As autoridades sírias negaram o uso de armas químicas nos ataques na quarta-feira, acusando a oposição de criar acusações ou encenar ataques com gás tóxico. Os líderes ocidentais, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama, já disseram que o uso de armas químicas na Síria seria passar do "limite".