Jornal Estado de Minas

Paris defende 'ministro das Finanças' da Zona Euro

AFP

O ministro francês da Economia, Pierre Moscovici, defendeu neste domingo a criação de um "ministro das Finanças da Zona Euro", que presidiria o Eurogrupo e também seria comissário europeu de Assuntos Econômicos.

"É necessário que (a Zona Euro) seja mais visível", alegou Moscovici, ao participar dos Encontros Econômicos de Aix-en-Provence, no sudeste da França.

Ao lembrar que a Comissão Europeia será renovada em 2014, em meio às eleições para o Parlamento Europeu, Moscovici comentou que seria importante "aproveitar" a oportunidade para essa reforma.

"A questão que se coloca é saber se esse ministro deve ser apenas o presidente do Eurogrupo, ou se também deve ser o comissário encarregado dos assuntos econômicos", afirmou Moscovici, deixando clara sua preferência pela segunda opção.

O ministro francês disse esperar que a Zona Euro se beneficie de um orçamento que "seja em parte anticíclico - por exemplo, para garantir um piso mínimo de seguro-desemprego".

Moscovici sugeriu ainda a criação "de uma comissão, de uma câmara, ou de um comitê" da Zona Euro, no âmbito do Parlamento Europeu, "que possa legislar em assuntos de interesse comum da Zona Euro".