Uma consulta popular para que os uruguaios se pronunciassem a favor da organização de um referendo para derrubar a lei de 2012 que legalizou o aborto fracassou no domingo, ao não atingir o número de adesões necessário.
Leia Mais
Câmara dos EUA aprova lei que proíbe aborto após 20 semanasSuprema Corte dos EUA rejeita recurso de Indiana sobre abortoDescriminalização do aborto no Uruguai provoca resistência Avança campanha para referendo sobre aborto no UruguaiUruguai descriminaliza aborto até a 12ª semanaMarcha contra aborto reúne mais de 35 mil em DublinPara convocar um referendo sobre a lei era necessário que 25% dos registrados apoiassem a iniciativa na consulta pública não obrigatória.
A lei que despenalizou o aborto nas primeiras 12 semanas de gestação foi aprovada em outubro de 2012, transformando o Uruguai no segundo país da América Latina a permitir a interrupção da gravidez, depois de Cuba. Na América do Sul, o procedimento também é legal na Guiana e na Guiana francesa.