O projeto de canal interoceânico da Nicarágua seria "outra concorrência" para o canal do Panamá, afirmou nesta segunda-feira um diretor da via panamenha, que descartou "uma preocupação imediata" com o plano de governo de Daniel Ortega.
"O canal do Panamá atualmente tem concorrência, não há dúvida disso e (um novo canal na Nicarágua) representaria outra concorrência que teríamos que administrar em seu momento", afirmou a jornalistas Manuel Benítez, sub-administrador do canal panamenho.
"Neste momento não pensamos em uma preocupação imediata" já que, se o projeto do canal nicaraguense for aprovado "vai levar um tempo considerável antes que possa operar", destacou.
O Congresso da Nicarágua discute um projeto estimulado por Ortega para construir um canal interoceânico, cujo custo estimado é de 40 bilhões de dólares e que seria entregue em concessão a uma empresa de Hong Kong.
Para competir, o projeto nicaraguense deve ser "um canal mais largo e mais profundo que o canal do Panamá e essa é uma tarefa monumental", acrescentou Benítez.
