Jornal Estado de Minas

Coreias anunciam reunião de trabalho no domingo

AFP
SEUL - Coreia do Norte e Coreia do Sul concordaram neste sábado com uma reunião de trabalho no domingo na cidade de fronteira de Panmunjom, depois de meses de tensão, informou Seul.
Os dois países aceitaram enviar três delegados cada a Panmunjom, um local de encontro tradicional na fronteira, para discussões preparatórias de negociações a alto nível, informou o ministério da Unificação sul-coreano.

A Coreia do Norte anunciou na sexta-feira a reabertura da linha telefônica entre Pyongyang e Seul, cortada em março, e propôs uma reunião de contato de baixo escalão para o fim de semana, em resposta à oferta sul-coreana de um encontro interministerial em Seul na próxima semana.

O Sul respondeu rapidamente, mas sugeriu que o encontro não acontecesse na cidade industrial de Kaesong, a ideia original de Pyongyang, e sim em Panmunjon.

Chamada de "Aldeia da Paz", Panmunjon é a localidade de fronteira pela qual passa a linha telefônica da Cruz Vermelha que permite, em caso de urgência, uma comunicação entre os governos dos dois países, que não mantêm relações diplomáticas.