O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, alvo de protestos nos últimos dias, foi recebido nesta sexta-feira (7) por simpatizantes ao retornar para Ancara, capital turca, de uma viagem ao Magrebe (África). Os simpatizantes prometeram fidelidade e apoio a Erdogan no mesmo momento que manifestantes protestavam no cento de Ancara, defendendo a renúncia do primeiro-ministro.
Leia Mais
Turquia: Erdogan diz que protestos 'beiram ilegalidade'Turquia tem manifestações contra o governo pelo sexto dia consecutivoPolícia ataca manifestantes na Turquia após pedido de desculpasONU apela para que Turquia investigue abuso de policiais em protestos Turquia: milhares de pessoas se juntam a protestosAo chegar à Turquia, Erdogan disse que “as manifestações que levaram ao vandalismo devem terminar de imediato”. Segundo ele, os manifestantes foram incitados por “jornalistas, artistas e políticos”. Para ele, houve vários crimes que devem ser atribuídos aos manifestantes, como furtos, destruição de propriedades públicas e queima da bandeira turca.
As manifestações começaram no último dia 31, em protesto ao governo turco e em decorrência da evacuação de uma área ocupada em Istambul. Os protestos foram reprimidos pelas forças policiais, deixando pelo menos três mortos e mais de 4 mil feridos.