Jornal Estado de Minas

Praias de Nova York são liberadas sete meses depois do furacão Sandy

AFP

Sete meses depois do furacão Sandy, todas as praias de Nova York foram liberadas nesta sexta-feira, véspera do final de semana prolongado do Memorial Day.

Nova York tem oito praias públicas, divididas em 22 km em Brooklyn (sudeste), Bronx (norte), Queens (nordeste) e Staten Island (sul).

O litoral da cidade foi muito afetado pelo furacão Sandy, que atingiu esta região no dia 29 de outubro, O investimento necessário para a recuperar as praias foi de 370 milhões de dólares, ressaltou nesta sexta o prefeito Michael Bloomberg.

No total, foram retiradas cerca de 430.000 toneladas de detritos e uma área de 153.000 m3 teve que ser limpa devido à areia que a invadiu, afirmou Bloomberg.

No entanto, a reabertura das praias poderá ser mais simbólica, já que as baixas temperaturas e o mau tempo anunciado para este final de semana em Nova York certamente desanimarão muitos banhistas.

O furacão Sandy deixou 43 mortos em Nova York, além de milhares de pessoas retiradas de suas casas. Além disso, mais de um milhão de nova-iorquinos ficaram sem energia elétrica durante vários dias.