Jornal Estado de Minas

Forte terremoto deixa feridos e danos materiais no sul do Irã

AFP

Um forte terremoto de 6,2 graus de magnitude atingiu o sul do Irã neste sábado, anunciou o Instituto Sismológico dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que meios de comunicação locais informavam sobre vários feridos e danos materiais.


O epicentro do terremoto, registrado às 02h08 GMT (23h08 de Brasília), se situou 85 km a sudeste da cidade de Minab (sul) e a uma profundidade de 36 km, segundo um comunicado do USGS.


O governador da província de Hormuzgan (sul), Ebrahim Azizi, explicou à rede de televisão estatal que "com base nas primeiras buscas, 15 pessoas ficaram feridas sem apresentar lesões graves e uma não estava bem e foi hospitalizada".


Azizi disse que dezenas de povoados foram afetados e que informações mais detalhadas seriam fornecidas nas próximas horas, quando as equipes de resgate fossem enviadas ao local do terremoto.


O chefe do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, indicou à agência de notícias Fars que ao menos 11 pessoas ficaram feridas em cinco povoados muito afetados pelo tremor.


A agência Mehr citou a mesma fonte ao indicar que várias casas desabaram. Foram enviadas equipes de resgate às regiões atingidas. O USGS informou que existe 35% de chances de que sejam registradas vítimas fatais como consequência deste terremoto, que o Observatório de Hong Kong estimou que tenha sido de magnitude 6,1. O Centro Sismológico do Irã registrou uma série de réplicas de magnitudes entre 4,1 e 5,2.


O Irã está situado sobre várias falhas sísmicas e sofreu diversos terremotos devastadores ao longo de sua história. No mês passado, o país sofreu um tremor de magnitude 7,8, o maior dos últimos 50 anos, que provocou a morte de uma mulher e deixou dezenas de feridos no sudeste do país. Ao menos 40 pessoas morreram na fronteira com o Paquistão, onde centenas de casas ficaram destruídas.


Um duplo terremoto de magnitudes 6,2 e 6,0 atingiu o noroeste do Irã em agosto passado, matando mais de 300 pessoas e ferindo 3.000. E em dezembro de 2003 um terremoto devastou a cidade de Bam, no sul do Irã, com um balanço de 26.271 mortos, quase um quarto da população local.