Jornal Estado de Minas

TERROR NO EUA

FBI divulga imagens de suspeitos no dia dos atentados de Boston

Agência apresentou imagens de dois indivíduos carregando mochilas pretas em coletiva realizada nesta quinta-feira

- Foto: Divulgação / FBI
O FBI apresentou, nesta quinta-feira, as fotos de dois suspeitos de serem os responsáveis pelos atentados que deixaram três mortos e 176 feridos durante a Maratona de Boston na última segunda-feira.

Em um comunicado à imprensa, Richard DesLauriers, agente responsável pelas investigações, revelou imagens de câmeras de segurança que apresentam dois indivíduos – considerados os primeiros suspeitos pelas explosões ocorridas na linha de chegada da competição. Nas 11 fotos, os homens – que aparentam ter de 20 a 30 anos - são vistos carregando mochilas pretas e com o rosto coberto por bonés enquanto caminham em meio à multidão durante o evento. A agência também apresentou um vídeo dos suspeitos, que "podem estar armados e são considerados extremamente perigosos".
Veja fotos do memorial às vítimas dos atentados de Boston

Veja imagens dos atentados em Boston

As imagens foram disponibilizadas pelo FBI em seu site oficial e são os únicos registros fotográficos considerados oficiais pela agência. Pessoas que tiverem dicas a respeito dos atentados foram aconselhadas a faze-lo pelo bostonmarathontips.fbi.gov, ou por telefone. Os homens são os primeiros suspeitos apresentados pelas autoridades desde que as investigações tiveram início.
 
Discussão na internet

A vastidão de imagens realizadas durante os atentados iniciou uma verdadeira caça às bruxas pela internet. Desde segunda-feira, usuários de sites como o Reddit e o 4Chan compartilham fotografias e teorias conspiratórias sobre os possíveis suspeitos pelos atentados. Durante seu comunicado à imprensa, DesLauriers fez questão de frisar que as únicas imagens oficiais são aquelas apresentadas no site oficial do FBI, e que quaisquer dicas baseadas em outras fotografias serão desconsideradas.

Obama promete capturar culpados

Em cerimônia ecumênica realizada para mais de duas mil pessoas na catedral de Santa Cruz em Boston, na manhã desta quinta, Obama reafirmou a força dos Estados Unidos, e reforçou sua caçada aos culpados pelos atentados de Boston. "Sim, nós vamos encontrá-los, e, sim, vocês vão encarar a justiça", declarou. "Se eles eles pensaram em nos intimidar, nos aterrorizar, então está bem claro agora que eles escolheram a cidade errada para fazer isso", acrescentou.

Ameaças por carta

Desde os atentados o Serviço Secreto americano já interceptou três cartas contendo “substâncias suspeitas”, endereçadas à importantes membros do governo, entre eles o próprio presidente, Barack Obama. Os atentados já possuem um suspeito sobre custódia. Paul Kevin Curtis, de 45 anos, foi detido em sua casa em Corinth, no Mississippi, informou o Departamento de Justiça, também nesta quinta. Ainda não se sabe se as correspondências possuem relação com os atentados a Boston.

Veja vídeo com imagens dos suspeitos:



(*Com agências)