Jornal Estado de Minas

Obama reafirma força dos EUA e promete capturar autores do atentado em Boston

Acompanhado de Michelle Obama e sob forte esquema de segurança, presidente participou de cerimônia em memoria às vítimas nesta quinta-feira

Estado de Minas
Sob forte esquema de segurança, presidente americano falou a mais de duas mil pessoas na catedral de Santa Cruz, em Boston - Foto: JEWEL SAMAD / AFP

O presidente Barack Obama advertiu nesta quinta-feira, em Boston, que os Estados Unidos vão encontrar e levar à justiça os autores do atentado na Maratona da cidade, que deixou três mortos e mais de 180 feridos.

Veja mais imagens do memorial às vítimas dos atentados de Boston

Obama encabeçou um serviço religioso ecumênico na catedral da Santa Cruz de Boston, na presença de 2.000 pessoas que fizeram fila desde muito cedo para acompanhar a cerimônia, entre elas autoridades locais como o prefeito da cidade, Thomas Menino e o governador do Massachusetts, Deval Patrick.

Veja imagens das explosões


“Estou aqui hoje em nome do povo americano com uma simples mensagem: Cada um de nós foi tocado por este ataque em nossa amada cidade. Cada um de nós está com vocês”, afirmou o presidente ao iniciar seu discurso. “Também viemos aqui hoje para reafirmar que o espírito desta cidade é destemido e que o espírito do nosso país permanecerá inabalado”, continuou.

Acompanhado da primeira-dama, Michelle, e sob um forte esquema de segurança, Obama reafirmou que os atos perpetrados na última segunda-feira não permanecerão sem culpados. "Sim, nós vamos encontrá-los, e, sim, vocês vão encarar a justiça", declarou. "Se eles eles pensaram em nos intimidar, nos aterrorizar, então está bem claro agora que eles escolheram a cidade errada para fazer isso", acrescentou.

Obama ainda louvou aqueles que correram ao auxílio dos atingidos pelas explosões, dizendo que estas pessoas “enviam uma mensagem aos indivíduos mesquinhos que preferem destruir ao invés de construir”.

“Isto não nos para. E é isto que você nos ensinou, Boston. É isto que você nos lembrou – perseverar, não esmorecer, não desistir, mesmo quando machuca. Nós terminaremos a corrida. E fazemos isto porque logo adiante, na curva, sabemos que há alguém para nos oferecer água. Na esquina, há alguém para elevar nossos espíritos. Na milha mais difícil, quando pensamos ter atingido um muro, alguém estará lá para nos erguer.”

Ao terminar seu discurso, Obama prometeu que a Maratona de Boston continuará sendo uma tradição da cidade. A tocante mensagem de aproximadamente 20 minutos foi recebida com uma ovação maciça dos presentes na cerimônia.

(*Com agências)