O funeral da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que faleceu na segunda-feira aos 87 anos, acontecerá na quarta-feira 17 de abril e terá a presença da rainha Elizabeth II.
Veja imagens da trajetória política da Dama de Ferro
"Foi alcançado um acordo esta manhã na reunião de coordenação do governo com a família Thatcher e o Palácio de Buckingham que o funeral de Lady Thatcher acontecerá na quarta-feira 17 de abril na catedral de Saint Paul", anunciou Downing Street em um comunicado.
Leia Mais
Papa lembra 'promoção da liberdade' de Margaret ThatcherCom champagne e cartazes, grupo celebra a morte de Margaret Thatcher no Reino UnidoOscar como "Dama de Ferro", Meryl Streep diz que Thatcher foi pioneira para as mulheresLíderes europeus destacam legado de Margaret Thatcher Economia britânica ainda carrega a marca do 'thatcherismo'Morte de Thatcher: um dia maravilhoso, diz sindicato de mineirosObama: EUA perderam uma verdadeira amiga com a morte de ThatcherMorre Margaret Thatcher, aos 87 anosParlamentares britânicos homenageiam ThatcherO caixão com o corpo de Margaret Thatcher foi retirado nesta terça-feira do hotel Ritz de Londres, onde a ex-primeira-ministra britânica faleceu na segunda-feira após um derrame cerebral.
Uma ambulância, com escolta policial, chegou pouco depois da meia-noite ao hotel para transportar o caixão a um local desconhecido. Thatcher estava no hotel desde que deixou o hospital em dezembro, quando foi submetida a uma cirurgia na bexiga.
A ex-primeira-ministra, cuja política e legado continuam provocando polêmica, receberá honras militares na cerimônia prevista para a catedral londrina de Saint Paul.
Vários deputados conservadores defenderam que Thatcher merecia um funeral de Estado, como Winston Churchill em 1965. Mas segundo o porta-voz da Dama de Ferro, Tim Bell, nem ela nem a família desejavam um funeral de Estado.
"Em particular não queria que seu corpo fosse exposto publicamente porque pensava que não era apropriado. E não queria um desfile de aviões porque acreditava que era um desperdício de dinheiro", disse Bell.
O Parlamento, que está em recesso, terá uma sessão na quarta-feira para homenagear a ex-primeira-ministra, que formalmente permanecia como membro da Câmara dos Lordes.
Durante a noite, centenas de críticos das políticas de Margaret Thatcher participaram em celebrações improvisadas nas ruas do bairro londrino de Brixton e na cidade escocesa de Glasgow. Muitos gritaram "a bruxa morreu".