O governo britânico informou que a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher terá uma funeral cerimonial com honras militares. Thatcher, conhecida como "dama de ferro", morreu nesta segunda-feira, após um derrame, aos 87 anos.
O anúncio diz que participarão do funeral "uma grande e diversificada gama de pessoas". O serviço será seguido pela cremação do corpo, que será restrita às pessoas mais próximas. Não foram divulgados mais detalhes sobre o período da cerimônia, mas o comunicado afirma que os arranjos estão "de acordo com os desejos" da família de Thatcher.
O palácio de Buckingham informou que a rainha Elizabeth ficou triste ao saber da notícia e que a monarca enviará uma mensagem de condolências privada para a família de Thatcher.
Leia Mais
Thatcher era uma personalidade corajosa, diz ex-secretário de Estado americano Obama: EUA perderam uma verdadeira amiga com a morte de ThatcherMorre Margaret Thatcher, aos 87 anosOscar como "Dama de Ferro", Meryl Streep diz que Thatcher foi pioneira para as mulheresLíderes europeus destacam legado de Margaret ThatcherO presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que Thatcher foi uma "grande mulher de Estado" que teve um papel ativo na expansão da União Europeia (UE) após a queda do comunismo. Segundo ele, Thatcher será lembrada por sua contribuição e reservas ao projeto (do bloco)", declarou ele aos jornalistas, acrescentando que ficou "profundamente triste" com a notícia.
Barroso também elogiou o papel da ex-premiê na expansão da UE ao incluir países do antigo bloco oriental, depois da queda do comunismo. Dez países desse antigo bloco, dentre eles Polônia, República Checa, Hungria e Letônia, passaram a integrar a UE em 2004.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou um comunicado no qual diz que "com a morte da baronesa Margaret Thatcher, o mundo perdeu uma das maiores defensoras da liberdade e a América perdeu uma verdadeira amiga. Como a filha de um comerciante que se tornou a primeira premiê mulher do Reino Unido, ela é um exemplo para nossas filhas de que não há telhado de vidro que não possa ser quebrado", afirmou ele.
"Como primeira-ministra, ela ajudou a restaurar a confiança e o orgulho que sempre foi a marca registrada do Reino Unido. E como apoiadora de nossa aliança transatlântica, ela sabia que com a força e a resolução poderíamos vencer a guerra fria e ampliar a promessa de liberdade."
O ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, também comentou a morte da ex-primeira-ministra britânica, afirmando que ela foi "uma grande política" que ficará na história. "Margaret Thatcher foi uma grande política e uma pessoa brilhante. Ela vai ficar em nossa memória e na história", disse ele, que venceu o prêmio Nobel da Paz, e que manteve frequentes reuniões com Thatcher no final da Guerra Fria, informou a agência de notícias Interfax. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.