(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão transporta água radioativa após sinal de vazamento em Fukushima


postado em 06/04/2013 15:43 / atualizado em 06/04/2013 16:11

 A Tokyo Electric Power Company (Tepco) informou neste sábado que estava movendo toneladas de água altamente radioativa de um tanque de armazenamento temporário para outro após detectar sinais de vazamento.

A empresa disse que cerca de 120 toneladas de água podem ter violado o revestimento interno do tanque e uma parte pode ter vazado para o solo. A Tepco está transportando a água para um tanque próximo, da planta Dai-chi, em Fukushima, um processo que pode levar vários dias.

A companhia detectou o vazamento mais cedo nesta semana, quando os níveis de radiação subiram em amostras de água coletadas entre os forros internos do tanque e também fora do compartimento, disse Masayuki Ono, porta-voz da Tepco.

A água contaminada na usina, que sofreu múltiplos colapsos após o terremoto e subsequente tsunami, em março de 2011, que devastaram o nordeste do Japão, vazou para o mar diversas vezes durante a crise.

Especialistas suspeitam que tem havido um contínuo vazamento para o oceano por meio do sistema de água subterrâneo, citando altos níveis de contaminação entre peixes capturados nas águas ao lado da instalação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)