Publicidade

Estado de Minas

ONU autoriza força de intervenção militar no Congo


postado em 28/03/2013 16:52 / atualizado em 28/03/2013 17:26

Em uma decisão sem precedentes, o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou nesta quinta-feira a formação de uma nova "brigada de intervenção" para a República Democrática do Congo (RDC). O objetivo da missão é pacificar o conflagrado leste do país africano.

O CS da ONU concedeu à nova brigada um mandato sem precedentes. Ela terá, entre outras coisas, liberdade para realizar operações militares contra os grupos armados que atuam na região. As ofensivas poderão ser realizadas com ou sem a companhia do exército congolês.

Esta é a primeira vez que uma missão de manutenção de paz da ONU tem autorização para promover ofensivas. A resolução determina que a brigada de intervenção terá duração de um ano e que a decisão foi tomada "em caráter de exceção e não serve de precedente" aos princípios das missões de manutenção de paz da ONU. As informações são da Associated Press.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade