(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Giro pelo mundo


postado em 12/03/2013 00:12 / atualizado em 12/03/2013 07:49

 

Ásia
Manobras conjuntas de tropas na península

As tropas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram ontem as manobras militares anuais, muito criticadas pela Coreia do Norte, que ameaça Seul e Washington com um ataque nuclear, além de ter anunciado o fim do acordo de armistício e a suspensão da linha vermelha de telefone. Seul e Washington – que tem 28,5 mil soldados no Sul da península – iniciaram manobras militares batizadas de Key Resolve, o que provocou manifestação imediata de repúdio da população (foto) pedindo o fim dos exercícios. Como em todos os anos, Pyongyang condenou os exercícios, que compara a uma invasão do Norte pelo Sul com a ajuda de Washington. Ontem, os EUA decidiram impor sanções ao maior banco da Coreia do Norte especializado em câmbio, em uma nova tentativa de obrigar o país a abandonar seu programa nuclear.

Iraque
12

É o número de pessoas mortas em ataques ontem no Iraque, incluindo três em um atentado suicida em uma cidade do Norte do país, que deixou 165 feridos.

Síria
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) informa que nenhum lado da guerra civil na Síria está fazendo o suficiente para proteger os civis. Numa atualização de dados do confronto divulgada ontem, o conselho, sediado em Genebra, informou que cerca de 2,5 milhões de sírios estão desalojados internamente e outro 1 milhão deixaram o país. Por sua vez, a União Europeia (UE) discute maneiras de pôr fim à violência na Síria, que já deixou em torno de 70 mil mortos. Umas delas é o embargo de armas imposto ao país, permitindo assim mais ajuda aos rebeldes que tentam derrubar o regime de Bashar al-Assad.

Índia
O principal suspeito de envolvimento no espancamento seguido de estupro coletivo que levou à morte de uma jovem em um ônibus de Nova Délhi em dezembro do ano passado suicidou-se na prisão ontem, segundo a polícia indiana. Ram Singh, acusado de dirigir o ônibus em que a estudante de 23 anos foi estuprada e agredida por um grupo de seis homens, se enforcou com seus lençóis, disse G. Sudhakar, oficial da prisão de Tihar. O ataque horrorizou a Índia e provocou protestos sobre o tratamento das mulheres no país.

China
A China avançou deu mais um passo ontem na direção de concluir a troca da liderança do país, com a nomeação de Yu Zhengsheng para liderar o principal corpo consultivo do governo. Yu foi escolhido por 2.188 votos a 4 para coordenar a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, órgão do Legislativo que apenas aprova novas leis. Não havia outro candidato ao cargo.

Itália
A promotoria de Nápoles, Sul da Itália, pediu ontem que o ex-primeiro-ministro italiano e magnata dos meios de comunicação Silvio Berlusconi (foto) seja processado “imediatamente” pela suposta compra de senadores da oposição. O pedido, segundo as normas do direito italiano, implica existência de provas “determinantes” para sua condenação, explicaram as mesmas fontes.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)